sábado, 2 de abril de 2011

Por que ficamos bronzeados?

Por que ficamos bronzeados?

Sua pele é incrível! Possui diversas funções! Primeiramente é importante lembrar que ela não é tão simples quanto pensamos. A pele possui diversas camadas.

A camada externa, que é aquela que sentimos quando fazemos um carinho é chamada epiderme. A epiderme é como um tecido mesmo, como o de nossas roupas. Observe como a epiderme, olhada em um microscópio, parece mesmo um tecido com a grande quantidade de células.


Sobre as células da epiderme há uma camada de queratina, uma proteína que não deixa passar água para o lado de dentro. Além disto, ainda temos os poros – os pequeninos orifícios por onde sai o suor – e as glândulas sebáceas, que acompanham os pêlos que recobrem toda a superfície do corpo, exceto a palma da mão e a sola dos pés. Todos os dias nossa pele é renovada, mandando embora algumas células mortas misturadas com queratina e formando um tecido novinho em folha.

Mas na epiderme ainda possuímos uma camada bem viva mais interna e esta camada possui células chamadas melanócitos. Esses melanócitos são células que são capazes de produzir um pigmento chamado melanina. Este pigmento que confere cor a nossa pele. Observe na figura ao lado os melanócitos.

A função desse pigmento é, além de conferir cor a nossa pele, proteger-nos contra as radiações solares que nos podem causar mal.

Radiações ultravioletas não são sempre prejudiciais, mas quando ficamos muito expostas a elas nossas células correm perigo! Essas radiações conhecidas como UVA e UVB são capazes de provocar mutações no DNA de nossas células causando doenças como cancêr de pele.

Seu corpo, ao perceber uma maior carga de radiação como quando você vai à praia ou à piscina, produz um escudo natural contra essa radiação. E este escudo é a melanina! Por isso ficamos bronzeados! Porque nosso corpo quer nos proteger contra a radiação.

Uma coisa legal que podemos perceber através de melanina é que as diferentes cores de peles que encontramos por aí são resultado apenas de uma maior ou menor quantidade de melanina nas células! Os albinos não conseguem produzir esse pigmento, por isso são sempre tão branquinhos!


Nenhum comentário: