sábado, 2 de abril de 2011

Por que é sempre frio nos pólos?

Você já parou para pensar por que nos pólos está sempre frio e com muito gelo?Esta questão é bem simples! O que esquenta nosso planeta é a radiação que vem do sol. O sol é muito maior do que a Terra. Basta observar esta figura para ter uma noção!Ao mesmo tempo o sol está muuuuito longe da Terra. A distância entre a Terra e o sol é de 150 milhões de quilómetros.
Mas a luz, mesmo com toda esta distância, consegue chegar à superfície Terrestre, aquecendo todo o nosso planeta e permitindo condições adequadas à vida.
Porém a temperatura de nosso planeta varia de acordo com a latitude. Você já parou para pensar por que?

Atenção para a figura abaixo!


Esta figura simula o sol chegando sobre a Terra. Perceba que onde a luz da lanterna chega inclinada ela se espalha mais. Assim, fica fácil perceber que a mesma quantidade de luz ao ser projetada em uma superfície maior, transfere uma menor quantidade de calor à esta superfície.
Agora pensemos de verdade na Terra: A luz que chega aos pólos, por estar mais "deitada" ela se espalha mais então uma área muito maior é aquecida com a mesma quantidade de luz que aquece uma área bem menor no equador.

Como a quantidade de calor que chega lá nos pólos é menor, eles ficam mais frios.

Agora, responda:

Em alguns lugares, temos o que chamamos de Sol da meia noite! Este fenômeno acontece quando o sol não se põe por muitas horas, até dias. Existem lugares que ficam até 100 dias semo sol se pôr. O interessante é que isso acontece mesmo com os mocimentos de rotação da Terra.

Com base na figura acima você conseguiria explicar como ocorre o sol da meia noite?

Nenhum comentário: