domingo, 8 de fevereiro de 2009

PLANO DE CURSO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA:

ESCOLA E.E.B. SARA CASTELHANO KLEINKAUF - GUARACIABA/SC

* PLANO DE CURSO: 2009
* CURSO: ENSINO MÉDIO
* PERÍODO: UM ANO LETIVO

* CARGA HORÁRIA: 800 hs.
* DISCIPLINA: BIOLOGIA

* TURMAS: A, B, C

PROFESSOR RESPONSÁVEL: JAIR ECKER

I - METODOLOGIA / ESTRATÉGIAS:

( X ) Exposição
( X ) Trabalho em grupo
( X ) Debate (profissionais em geral)
( X ) Estudo de caso
( X ) Seminário
( X ) Palestra
( X ) Pesquisa na Literatura, internet, etc...
( X ) Simulação (situações Conflitantes)
( X ) Viajens/Passeios a Campo
( X ) Projetos (individuais ou grupos)
( X ) Dinâmicas em Grupo
( X ) Uso de Mapas/Cartazes, etc...
( X ) Banco de Noticias (sala)
( X ) Filmes e Vídeos
( X ) Laboratório / Microscopia

II - RECURSOS AUXILIARES

( X ) Livros didáticos
( X ) Sala de informática - Computadores
( X ) Data Show
( X ) Slide
( X ) Retro projetor
( X ) Quadro
( X ) Internet
( X ) Experiências no Laboratório - Microscópios
( X ) Vídeos em DVDs e Outros
( X ) Revistas científicas e Jornais
( X ) Viagens de estudos para reforço
( X ) Atividades Práticas complementares de fixação
Outros (Especificar): Mapas, diagramas, microscópios, pranchas de lâminas, quadros e
tabelas, transparências.

III - BIBLIOGRAFIA BÁSICA REFERÊNCIA: (Disponível na bibliografia da Escola):

a) LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia - Volume Único. Ensino Médio. 1ª Ed. São Paulo: Ática, 2006.


III.I - BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

a) PAULINO, Wilson Roberto. Biologia – Volume Único. Ensino Médio. 9ª Ed. São
Paulo: Ática, 2004.

b) LOPES, Sônia. Biologia – Volume Único. Ensino Médio. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva,
2005.


VI - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ORGANIZADO POR SÉRIE.

1 – CONTEÚDO – 1ª SÉRIE DE ENSINO MÉDIO

1.1 - INTRODUÇÃO A BIOLOGIA – Uma visão geral
1.1.1 – Áreas de Estudos da Biologia
1.1.2 – Objetivo do Estudo da Biologia
1.1.3 - Características dos Seres Vivos – Introdução
1.1.4 - Caracterização: Ser Vivo X Ser Bruto

1.2 - FATORES ESSÊNCIAS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA
1.2.1 - Tipos de Nutrição: Autótrofos e Heterótrofos
1.2.2 - Tipos de Respiração: Anaeróbicos e Aeróbicos
1.2.3 - Organização Celular: Unicelulares e Pluricelulares; Procariontes e Eucariontes
1.2.4 - Tipos de Reprodução: Assexuada e Sexuada
1.2.5 - Processo de Evolução: Mutação e Seleção Natural

1.3 – O INÍCIO DE TUDO
1.3.1 - Origem do Universo, Sistema Solar e Planetas.
1.3.2 - Características da Terra Primitiva
* Planeta Terra; atividades vulcânicas; Atmosfera Primitiva e o processo evolutivo do nosso Planeta até os dias atuais.
1.3.3 - Organização Universal
* 4 forças que agem para o equilíbrio: Gravidade, Eletromagnetismo, Força Nuclear Fraca e Força Nuclear Forte
1.3.4 – Tópicos da origem da Vida no Planeta Terra

1.4 – MÉTODOS CIENTIFICO
1.4.1 - Importância e suas etapas.

1.5 – COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS - BIOQUÍMICA CELULAR
1.5.1 - introdução: conceitos e caracterizações.
1.5.2 - Substâncias Inorgânicas
1.5.2.1 – Água
1.5.2.2 - Sais Minerais
1.5.3 - Substâncias Orgânicas
1.5.3.1 – Glicídios
1.5.3.2 – Carboidratos
1.5.3.3 - Lipídios
1.5.3.4 - Proteínas (aminoácidos)
1.5.3.5 – Enzimas(Desnaturação)
1.5.3.6 - Vitaminas.

1.6 – CITOLOGIA
1.6.1 – Introdução ao estudo da Célula – Conceituação e Caracterização
1.6.2 – Descoberta da célula
1.6.3 – Tipos de células que compõem os Seres Vivos
1.6.4 – Organização Celular
1.6.4.1 – Procariontes e Eucariontes
1.6.4.2 – Diferenciação dos tipos de células Bacterianas, Vegetal e Animal.
1.6.4.3 – Estruturas Celulares: Parede e Membrana celular, Citoplasma e Núcleo.
1.6.4.4 – Organelas Celulares: Conceito, caracterização, organização e Função.
1.6.4.5 – Fotossíntese, Quimiossíntese e Respiração
1.6.4.6 – Núcleo, Cromossomos e Clonagem
1.6.4.7 – Ácidos Nucléicos e Engenharia Genética
1.6.4.8 – Divisão Celular

1.7 – HISTOLOGIA ANIMAL
1.7.1 – Tecido Epitelial
1.7.2 – Tecido Conjuntivo
1.7.3 – Tecido Muscular
1.7.4 – Tecido Nervoso

2 – CONTEÚDO – 2ª SÉRIE DE ENSINO MÉDIO

2.1. – A DIVERSIDADE DA VIDA
2.1.1 - Classificação dos Seres Vivos
2.1.2 - Taxonomia e Sistemática
2.1.3 - Os Vírus
2.1.4 - Estudo dos Reinos – Conceituação e caracterização
2.1.4.1 - REINO MONERA
2.1.4.2 - REINO PROTISTA
2.1.4.3 - REINO FUNGI
2.1.4.4 - REINO PLANTAE
2.1.4.5 - REINO ANIMALIA
a) Invertebrados
b) Vertebrados

3.1 - ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA DOS ANIMAIS – SISTEMAS:
3.1.1 – Nutrição
3.1.2 – Respiração
3.1.3 – Circulação
3.1.4 – Excreção
3.1.5 – Endócrino
3.1.6 – Nervoso
3.1.7 – Sentidos
3.1.8 – Reprodução
3.1.9 - Desenvolvimento Embrionário

4.1 - MORFOLOGIA VEGETAL – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO:
4.1.1 - Introdução a Morfologia
4.1.2 – Raiz
4.1.3 – Caule
4.1.4 – Folha
4.1.5 – Flor
4.1.6 – Fruto
4.1.7 – Semente

5.1 - FISIOLOGIA VEGETAL – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO:
5.1.1 - Introdução a Fisiologia
5.1.2 -Seiva Bruta
5.1.3 -Seiva Elaborada
5.1.4 -Hormônios Vegetais

Obs: O presente plano poderá ser modificado quando o professor julgar necessário.


3 – CONTEÚDO – 3ª SÉRIE DE ENSINO MÉDIO

3.1 – GENÉTICA – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO:
3.1.1 – Introdução
3.1.2 – Primeira Lei de Mendel
3.1.3 – Segunda Lei de Mendel
3.1.4 – Polialelia e Grupos Sangüíneos
3.1.5 – Interação Gênica
3.1.6 – Ligação Gênica
3.1.7 – Sexo e Herança Genética
3.1.8 – Alterações Cromossomiais

3.2 – EVOLUÇÃO – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO:
3.2.1 – Introdução
3.2.2 – Teorias Evolucionistas
3.2.3 – A História dos Seres Vivos

3.3 – ECOLOGIA – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO:
3.3.1 – Introdução
3.3.2 – O Campo de Estudo da Ecologia
3.3.3 – Cadeias e Teias Alimentares
3.3.4 – Ciclos Biodegradáveis
3.3.5 – Populações
3.3.6 – Relações entre os Seres Vivos
3.3.7 – Fatores Abióticos
3.3.8 – Sucessão Ecológica
3.3.9 – Distribuição dos Organismos na Biosfera
3.3.10 – População

Obs: O presente plano poderá ser modificado quando o professor julgar necessário.

BOM TRABALHO!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns. Muito bom esse seu blog, ele tira muitas duvidas dos alunos além de podermos tirar duvidas de como fazer trabalhos e provas, ou seja, como é o seu sistema de trabalho.

PROFESSOR JAIR disse...

OK JISY!!
Valeu pela consideração e faça bom proveito.
Abraços..