domingo, 8 de fevereiro de 2009

A BIOLOGIA

A BIOLOGIA é a ciência que estuda a vida
(do grego bios = vida e logos = estudo).

Debruça-se sobre as características e o comportamento dos seres vivos, a sua origem, e a forma como estes interagem uns com os outros e com o seu meio ambiente.


I - Biologia Celular:
CITOLOGIA: É o estudo da CÉLULA, a unidade básica da vida.
Todos os seres vivos são constituídos por células.

Biologia Evolutiva:

Anatomia Humana:

Bioquímica:

Genética:

Ecologia:

Reprodução e Desenvolvimento:

Botânica:

Fisiologia:


Professor JAIR ECKER
FORMA DE TRABALHO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA:

ORGANIZAÇÃO GERAL DOS TRABALHOS

PROFESSOR: JAIR ECKER

I) APRESENTAÇÃO PARTICULAR:

* Primeiramente quero desejar as boas vindas a todos. Que todos se sintam muito bem neste educandário, e que, para termos sucesso, cada um deve fazer a sua parte para tornar este ambiente legal.

* Quanto a apresentação, aparentemente, o único estranho aqui acredito que sou eu pois os demais professores, vocês ja conhecem lá do Ensino Fundamental. Claro, fora os educandos que estão chegando no colégio vindos de outras escolas. SEJAM TODOS BEM VINDOS!!

* Eu sou o professor JAIR ECKER e a partir de hoje estarei trabalhando com vocês a disciplina de BIOLOGIA.
* Vim para esta escola como professor efetivo, concursado e pretendo permanecer aqui por um bom tempo.

* Atualmente, moro na cidade de São Miguel do Oeste/SC.

* Já atuo no magistério/educação há 9 anos, como professor de Ciências, Biologia e Quimica.
II) MÉTODOS DE TRABALHO:

* Todos nós que pertencemos a Espécie Humana (Homo sapiens) somos aparentemente parecidos, porém com personalidade específica.
* Por isso não gosto de comparações (professor tal faz isso). Vamos nos abituar a respeitar as particularidades.

* Sou bom parceiro, gosto de fazer brincadeiras, piadas, fatos do dia a dia. Se alguém quiser compartilhar algo, é só pedir a palavra, tranqüilo. Porém, tudo tem seu horário específico.

a) Momento de distração:
Quando é o momento de distração, beleza. Tem uma piada, história, um assunto para compartilhar, boa. Mas tem que ser com o grupo e saber quando é hora de concentração nos trabalhos escolares.

b) Momento de concentração:
Nesta hora, prezo muito pela atenção (antenados) e contribuindo no que condiz ao conteúdo que esta sendo abordado no momento.
Sou chato e não suporto conversas paralelas durante os trabalhos de explanação do conteúdo.
Também, não tenho hábito de apontar para fulano ou beltrano e solicitar um parecer de algo, referente a uma questão ou assunto que estamos discutindo, deixo a liberdade para cada um se expressar, pois sei que somos muito diferentes (Se eu pudesse me esconderia debaixo da mesa).
Agora, se o indivíduo estiver atrapalhando os trabalhos, à conversa é outra.
Sei que nem sempre o assunto que iremos abordar irá agradar a todos, cada um tem suas preferência, porém na vida, não nos deparamos somente com coisas boas e maravilhosas, muitas pedras aparecem e temos que ter a humildade e sabedoria de contorna-las. (ex. Um torneio – Quem não gosta de comemorar o título de campeão, porém, até chegar lá, muitos empecilhos aparecem e tem que ser vencidos).
"EU ME RESPEITO. EU RESPEITO OS OUTROS. EU QUERO QUE OS OUTROS ME RESPEITEM".

III) AVALIAÇÕES:

a) MEU SISTEMA AVALIATIVO:
Como vocês sabem, nós temos um sistema educacional que avalia o educando atribuindo uma nota.
Não é fácil dizer que o “FULANO” é 7, a “BELTRANA” é 9, o “CICLANO” é 5.
Portanto, para procurar ser menos injusto possível com cada um de vocês, eu faço atividades avaliativas diversificadas (escritas, orais, participação, interesse, responsabilidade, assiduidade, compromisso, colaboração) Justamente levando em conta as particularidades de cada um.

b) VOU TRABALHAR COM O SISTEMA DE PONTOS/ACERTOS ACUMULADOS.
Durante o bimestre vocês vão acumulando pontos durante a execução das atividades e no final faz-se a média proporcional.
Como a média final deve ser um número inteiro, esse arredondamento, será feito, avaliando cada um nos quesitos: Participação, Interesse, Respeito, Responsabilidade, Assiduidade, Compromisso, Colaboração, Parceria.
O aluno que vier para a escola com o objetivo de crescimento intelectual, pessoal, profissional, terá todo meu apoio e não precisa se preocupar com a tal nota no final, que isso é natural.
Agora, quem vem pra tudo menos para estudar, lamento.
Não deixem para se preparar quando já é tarde demais. Cuidem que neste sistema de avaliação a soma de pontos é desde o início.

c) RESPEITAR AS DATAS AGENDADAS, TANTO PARA A REALIZAÇÃO QUANTO PARA A ENTREGA.
Trabalhos avaliativos atrasados somente serão aceitos com justificativa escrita.
Obs.: Cada dia de atraso, corresponde a 1 ponto a menos. (cuidar que não estou todo dia na escola)
Atividades de sala de aula ou tema poderão ser avaliados sem aviso prévio. (Há, eu não estava na aula e não fiz). (compromisso)
LEMBRO QUE A RESPONSABILIDADE É DE CADA UM. Se não pode participar da aula, tem a obrigação de buscar com os colegas e se informar sobre o que aconteceu e possiveis encaminhamentos. Se não fez algum trabalho, fica a critério do(a) aluno(a) a busca, vir conversar com o professor e ver uma alternativa para recuperar a nota. Caso contrário, será atribuido nota "1"(um).
Obs.: Realização de Avaliações atrasadas somente com justificativa escrita.
Toda justificativa escrita recebida será arquivada para futuras averiguações.

d) ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS ESCRITOS:
* Todo trabalho avaliativo solicitado deve ter, no minimo, uma organização básica: Capa, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Referências (1 item por folha). Não há necessidade de ser digitado.
* Os trabalhos de pesquisa devem tem uma formatação, quando digitados, de:
Tamanho da Fonte dos textos: 12.
Tipo de fonte: Times.
Margens: Superior: 2; inferior: 1,5; Direito: 2 e esquerdo: 1,5.
Espaço entre linhas: normal.
Não usar copia fiel da net. Pelo menos formatar os textos que são piratiados da net.

IV) USO DE ASSESSÓRIOS:
a) Uso do Celular: PROIBIDO o uso deste aparelho no ambiente escolar conforme lei LEI ESTADUAL N. 14.363/2008 que você pode ver na integar no endereço abaixo.

b) Uso de boné e demais assessórios: Pode usar, mas quero ver a face da pessoa.
c) Uso de aparelhos sonoros(rádios): Proibido durantes as atividades escolares.

V) HORÁRIOS:
a) Entrar na Sala de aula:
b) Ausentar-se da Sala de Aula:

VI – GERAIS:
* Tenho muito ciúmes dos meus calos.
* Quero ter uma convivência de amizade e humildade com todos vocês.
Do tipo que quando precisarem compartilhar qualquer coisa, tranqüilo. Não precisa só ser assunto de sala de aula, um desabafo, uma angustia, beleza, tanto dentro quanto fora da escola.
* Aluno e professor nunca terão atrito se no dia a dia sobre sair a HUMILDADE.
PLANO DE CURSO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA:

ESCOLA E.E.B. SARA CASTELHANO KLEINKAUF - GUARACIABA/SC

* PLANO DE CURSO: 2009
* CURSO: ENSINO MÉDIO
* PERÍODO: UM ANO LETIVO

* CARGA HORÁRIA: 800 hs.
* DISCIPLINA: BIOLOGIA

* TURMAS: A, B, C

PROFESSOR RESPONSÁVEL: JAIR ECKER

I - METODOLOGIA / ESTRATÉGIAS:

( X ) Exposição
( X ) Trabalho em grupo
( X ) Debate (profissionais em geral)
( X ) Estudo de caso
( X ) Seminário
( X ) Palestra
( X ) Pesquisa na Literatura, internet, etc...
( X ) Simulação (situações Conflitantes)
( X ) Viajens/Passeios a Campo
( X ) Projetos (individuais ou grupos)
( X ) Dinâmicas em Grupo
( X ) Uso de Mapas/Cartazes, etc...
( X ) Banco de Noticias (sala)
( X ) Filmes e Vídeos
( X ) Laboratório / Microscopia

II - RECURSOS AUXILIARES

( X ) Livros didáticos
( X ) Sala de informática - Computadores
( X ) Data Show
( X ) Slide
( X ) Retro projetor
( X ) Quadro
( X ) Internet
( X ) Experiências no Laboratório - Microscópios
( X ) Vídeos em DVDs e Outros
( X ) Revistas científicas e Jornais
( X ) Viagens de estudos para reforço
( X ) Atividades Práticas complementares de fixação
Outros (Especificar): Mapas, diagramas, microscópios, pranchas de lâminas, quadros e
tabelas, transparências.

III - BIBLIOGRAFIA BÁSICA REFERÊNCIA: (Disponível na bibliografia da Escola):

a) LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia - Volume Único. Ensino Médio. 1ª Ed. São Paulo: Ática, 2006.


III.I - BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

a) PAULINO, Wilson Roberto. Biologia – Volume Único. Ensino Médio. 9ª Ed. São
Paulo: Ática, 2004.

b) LOPES, Sônia. Biologia – Volume Único. Ensino Médio. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva,
2005.


VI - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ORGANIZADO POR SÉRIE.

1 – CONTEÚDO – 1ª SÉRIE DE ENSINO MÉDIO

1.1 - INTRODUÇÃO A BIOLOGIA – Uma visão geral
1.1.1 – Áreas de Estudos da Biologia
1.1.2 – Objetivo do Estudo da Biologia
1.1.3 - Características dos Seres Vivos – Introdução
1.1.4 - Caracterização: Ser Vivo X Ser Bruto

1.2 - FATORES ESSÊNCIAS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA
1.2.1 - Tipos de Nutrição: Autótrofos e Heterótrofos
1.2.2 - Tipos de Respiração: Anaeróbicos e Aeróbicos
1.2.3 - Organização Celular: Unicelulares e Pluricelulares; Procariontes e Eucariontes
1.2.4 - Tipos de Reprodução: Assexuada e Sexuada
1.2.5 - Processo de Evolução: Mutação e Seleção Natural

1.3 – O INÍCIO DE TUDO
1.3.1 - Origem do Universo, Sistema Solar e Planetas.
1.3.2 - Características da Terra Primitiva
* Planeta Terra; atividades vulcânicas; Atmosfera Primitiva e o processo evolutivo do nosso Planeta até os dias atuais.
1.3.3 - Organização Universal
* 4 forças que agem para o equilíbrio: Gravidade, Eletromagnetismo, Força Nuclear Fraca e Força Nuclear Forte
1.3.4 – Tópicos da origem da Vida no Planeta Terra

1.4 – MÉTODOS CIENTIFICO
1.4.1 - Importância e suas etapas.

1.5 – COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS - BIOQUÍMICA CELULAR
1.5.1 - introdução: conceitos e caracterizações.
1.5.2 - Substâncias Inorgânicas
1.5.2.1 – Água
1.5.2.2 - Sais Minerais
1.5.3 - Substâncias Orgânicas
1.5.3.1 – Glicídios
1.5.3.2 – Carboidratos
1.5.3.3 - Lipídios
1.5.3.4 - Proteínas (aminoácidos)
1.5.3.5 – Enzimas(Desnaturação)
1.5.3.6 - Vitaminas.

1.6 – CITOLOGIA
1.6.1 – Introdução ao estudo da Célula – Conceituação e Caracterização
1.6.2 – Descoberta da célula
1.6.3 – Tipos de células que compõem os Seres Vivos
1.6.4 – Organização Celular
1.6.4.1 – Procariontes e Eucariontes
1.6.4.2 – Diferenciação dos tipos de células Bacterianas, Vegetal e Animal.
1.6.4.3 – Estruturas Celulares: Parede e Membrana celular, Citoplasma e Núcleo.
1.6.4.4 – Organelas Celulares: Conceito, caracterização, organização e Função.
1.6.4.5 – Fotossíntese, Quimiossíntese e Respiração
1.6.4.6 – Núcleo, Cromossomos e Clonagem
1.6.4.7 – Ácidos Nucléicos e Engenharia Genética
1.6.4.8 – Divisão Celular

1.7 – HISTOLOGIA ANIMAL
1.7.1 – Tecido Epitelial
1.7.2 – Tecido Conjuntivo
1.7.3 – Tecido Muscular
1.7.4 – Tecido Nervoso

2 – CONTEÚDO – 2ª SÉRIE DE ENSINO MÉDIO

2.1. – A DIVERSIDADE DA VIDA
2.1.1 - Classificação dos Seres Vivos
2.1.2 - Taxonomia e Sistemática
2.1.3 - Os Vírus
2.1.4 - Estudo dos Reinos – Conceituação e caracterização
2.1.4.1 - REINO MONERA
2.1.4.2 - REINO PROTISTA
2.1.4.3 - REINO FUNGI
2.1.4.4 - REINO PLANTAE
2.1.4.5 - REINO ANIMALIA
a) Invertebrados
b) Vertebrados

3.1 - ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA DOS ANIMAIS – SISTEMAS:
3.1.1 – Nutrição
3.1.2 – Respiração
3.1.3 – Circulação
3.1.4 – Excreção
3.1.5 – Endócrino
3.1.6 – Nervoso
3.1.7 – Sentidos
3.1.8 – Reprodução
3.1.9 - Desenvolvimento Embrionário

4.1 - MORFOLOGIA VEGETAL – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO:
4.1.1 - Introdução a Morfologia
4.1.2 – Raiz
4.1.3 – Caule
4.1.4 – Folha
4.1.5 – Flor
4.1.6 – Fruto
4.1.7 – Semente

5.1 - FISIOLOGIA VEGETAL – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO:
5.1.1 - Introdução a Fisiologia
5.1.2 -Seiva Bruta
5.1.3 -Seiva Elaborada
5.1.4 -Hormônios Vegetais

Obs: O presente plano poderá ser modificado quando o professor julgar necessário.


3 – CONTEÚDO – 3ª SÉRIE DE ENSINO MÉDIO

3.1 – GENÉTICA – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO:
3.1.1 – Introdução
3.1.2 – Primeira Lei de Mendel
3.1.3 – Segunda Lei de Mendel
3.1.4 – Polialelia e Grupos Sangüíneos
3.1.5 – Interação Gênica
3.1.6 – Ligação Gênica
3.1.7 – Sexo e Herança Genética
3.1.8 – Alterações Cromossomiais

3.2 – EVOLUÇÃO – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO:
3.2.1 – Introdução
3.2.2 – Teorias Evolucionistas
3.2.3 – A História dos Seres Vivos

3.3 – ECOLOGIA – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO:
3.3.1 – Introdução
3.3.2 – O Campo de Estudo da Ecologia
3.3.3 – Cadeias e Teias Alimentares
3.3.4 – Ciclos Biodegradáveis
3.3.5 – Populações
3.3.6 – Relações entre os Seres Vivos
3.3.7 – Fatores Abióticos
3.3.8 – Sucessão Ecológica
3.3.9 – Distribuição dos Organismos na Biosfera
3.3.10 – População

Obs: O presente plano poderá ser modificado quando o professor julgar necessário.

BOM TRABALHO!!